Sobre este projeto

Quem somos?
Um pouco de história
Este projeto surgiu da interseção entre os estudos de organização arquivística e a filosofia. Em um arquivo, precisamos encontrar um documento, uma fotografia ou qualquer outro item entre milhares de outros. O mesmo ocorre em uma biblioteca: como encontrar um livro entre milhares? Diagnosticando a coleção, criando critérios e um plano de classificação que inclua todos os elementos. Como encontrar um problema/conceito em uma vasta obra filosófica? Estamos diante do mesmo problema, não em um arquivo físico, mas em um arquivo escrito. Qualquer pessoa que já se aventurou pelas páginas escritas por Deleuze sabe o quão dispersa ou rizomática é sua forma de problematizar. Os conceitos são definidos em diferentes partes dos livros, em diferentes obras, estando além disso em constante variação. Como ele mesmo diz, junto com Guattari, os conceitos atravessam diferentes campos problemáticos a fim de ganhar consistência.
Este projeto busca localizar nessas obras esses “caminhos” conceituais ou problemáticos. A intenção desta ferramenta é otimizar o tempo de pesquisa do investigador, listando as páginas onde esses conceitos/problemas aparecem, além de apresentar informações úteis como: como um conceito foi traduzido (bem como as variações de tradução que podem existir de uma obra para outra), erros de tradução, conceitos que se relacionam diretamente com o que você está procurando, citações que podem ser úteis para a produção de um artigo/tese/ensaio, etc. e observações que possam ser relevantes.
Conceitos e problemas: Onde Deleuze fala sobre o devir? Alguns conceitos são mais fáceis de localizar porque são o tema de livros ou capítulos específicos (como o devir, ao qual ele dedica um capítulo inteiro em Mil Mesetas). No entanto, em outros livros, existem definições muito boas do conceito que não são tão fáceis de encontrar. Além disso, há conceitos e problemas “menores” — como o tema do “humor” —, alguns exemplos ou mesmo alguns autores que Deleuze cita. Por isso, também incluímos problemas “menores” do pensamento de Deleuze nesta ferramenta, pois sempre há alguém interessado em questões menos estudadas.
A ideia, portanto, é ajudar os pesquisadores a encontrar, dentro desse imenso corpus de obras, o que lhes interessa para sua pesquisa. É claro que essa ferramenta tem suas limitações. Ela ajudará você a encontrar as referências, mas será responsabilidade do pesquisador selecioná-las, continuar lendo um pouco mais sobre a referência fornecida e decidir o que é mais importante e o que não é útil. Caso o conceito/problema que você está procurando não apareça no buscador, disponibilizamos uma lista das palavras que foram contempladas em nosso “plano de classificação”. Recomendamos consultá-la para ver se a palavra que você procura não está colocada em outros termos semelhantes.
Este projeto é organizado e concebido por Ana Carolina Patto Manfredini, doutora em filosofia pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e atualmente professora de História Cultural no Centro de Teatro da mesma universidade.